loader image
25.11.15 às 17:38

Resultado do prêmio “As Empresas Mais Conscientes do Brasil” da ISTOÉ

O prêmio identifica e reconhece as corporações que impulsionam o surgimento de uma nova economia. Natura, Maria Farinha Filmes e Yougreen foram algumas das reconhecidas

Foram divulgadas na segunda semana de novembro as ganhadoras da segunda edição do prêmio “As Empresas Mais Conscientes do Brasil“, promovido pela revista ISTOÉ.

O prêmio identifica e reconhece as corporações que impulsionam o surgimento de uma nova economia – que respeite e preserve o meio ambiente, promova a felicidade dos empregados, seja transparente nas ações e adote modelos de negócios que gerem impactos positivos para toda a sociedade. Natura, Maria Farinha Filmes e Yougreen foram algumas das empresas reconhecidas.

Podiam se inscrever e concorrer ao prêmio grandes, médias e pequenas empresas, além de startups. Esta edição avaliou os inscritos segundo a metodologia da organização americana B Lab, representada no Brasil pelo Sistema B, analisando cinco critérios: Governança, Modelo de Negócios, Relações com os Funcionários, Relações com a Comunidade e Meio Ambiente. As grandes empresas tiveram seus relatórios avaliados também pela consultoria Report Sustentabilidade.

O prêmio contou ainda com o trabalho de um Conselho Consultivo – do qual o Instituto Akatu fez parte. Depois de realizada uma primeira seleção de inscritos – divulgada em 25/8, durante a conferência internacional Sustainable Brands Rio 2015 –, os finalistas foram chamados a defender seu modelo de negócios, que foi avaliado pelo Conselho Consultivo a partir dos critérios: liderança e protagonismo; impacto; e mensuração.

Compuseram o Conselho Consultivo do prêmio:
Alexandre Mac Dowell – Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps)
Alexandre Teixeira – Jornalista e autor (“Felicidade S.A.” e “De dentro pra fora”)
Álvaro Almeida – Diretor da Report Sustentabilidade
Fernando Malta – Consultor de Relações Institucionais do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
Luiz Fernando Sá – Diretor de Mídias Digitais e Projetos da Editora Três
Rafael Vergueiro – Instituto Ayrton Senna
Silvia Sá – Instituto Akatu
Tania Kulb – Conselheira do Instituto Capitalismo Consciente

Conheça histórias produzidas pela reportagem de ISTOÉ sobre as empresas vencedoras

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também