loader image
13.05.16 às 17:58

Diretoras de ensino participam de oficina sobre consumo consciente de água

Foram apresentadas as atividades do percurso “SOS Água”, do Edukatu, plataforma educacional do Akatu

“Você se lembra de alguma situação em que desperdiçou água?” Essa foi a pergunta que suscitou reflexões às 60 diretoras da rede estadual paulista presentes na oficina do Edukatu, realizada no dia 11 de maio, na diretoria de ensino do bairro Casa Verde, na cidade de São Paulo.

A atividade, com duração total de 4 horas, foi realizada para estimular a reflexão sobre o uso racional de água e faz parte da formação presencial do “SOS Água”, novo percurso do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu.

O percurso, voltado para professoras, professores e estudantes do Ensino Fundamental, conta com a parceria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos sobre o consumo consciente de água para promover a mobilização de comunidades escolares de todo o Brasil sobre a importância desse recurso tão precioso.

“O que facilita o trabalho é o material pedagógico que o Edukatu já selecionou, com sua diversidade e a linguagem. Tudo isso atende aos nossos objetivos.”, afirma Patricia Silvestre, professora coordenadora de geografia na mesma diretoria de ensino.

Com um roteiro lúdico, dinâmico e interativo, a formação levantou questões sobre o consumo de água no mundo, no Brasil e na cidade de São Paulo, apresentou o novo percurso “SOS Água” e realizou a vivência de suas atividades – as mesmas trabalhadas com estudantes no ambiente escolar para que estes sejam protagonistas de mudanças na escola, em casa, com suas famílias, e na comunidade.

“A plataforma tem ferramentas que estudantes gostam muito! É um caminho mais interessante para crianças e jovens de hoje. Estudantes gostam de participar de atividades assim, ensinar para os mais novos e auxiliar outras pessoas da comunidade”, disse Rosinês Ribeiro de Camargo, professora coordenadora de ciências da natureza e também de projetos sobre educação ambiental da diretoria de ensino.

Formações presenciais como esta também foram realizadas essa semana nas diretorias de ensino Parada Inglesa, Butantã e Cidade Monções, da rede estadual paulista, na cidade de São Paulo. Na semana passada, a formação do “SOS Água” foi transmitida por meio de uma videoconferência, pela Rede do Saber para mais de 300 educadores.

Para conhecer mais sobre o Edukatu e sobre este e outros percursos, com diferentes temas, acesse: edukatu.org.br

Leia mais:

Edukatu lança conteúdo didático para escolas trabalharem consumo consciente da água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também