loader image
29.03.11 às 16:36

Dicas para gestão sustentável do lixo eletrônico

Reduza os danos com as nossas sugestões
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

1. Pense duas vezes antes de trocar

Antes de trocar seu computador ou celular velho por um novo, veja se a troca é realmente necessária. Às vezes, no caso dos computadores, basta um upgrade, como o aumento da memória, para que o equipamento continue tendo um bom desempenho por mais algum tempo. Outra atitude recomendada é tentar consertar o computador, em vez de trocá-lo por um novo ao primeiro problema apresentado.

Dica Consciente: tanto em relação a computadores quanto a celulares, é bom ponderar se a troca pelo novo não está sendo feita apenas por razões estéticas, ou se de fato o aparelho mais moderno vai atender a reais necessidades práticas.

2. Prefira empresas que se preocupam com os impactos dos produtos

Se decidir pela compra de um novo computador ou celular, você pode dar preferência às empresas que demonstram maior preocupação com os impactos da fabricação e do descarte de seus produtos sobre o meio ambiente.

Dica Consciente: escolhendo empresas que se preocupam com os impactos dos produtos você valoriza as boas práticas e estimula as empresas a manterem essa conduta, incentivando outras a fazerem o mesmo.

3. Lugar de eletrônicos não é no lixo

Ao trocar de computador ou de celular, dê um destino correto ao aparelho velho, em vez de jogá-lo no lixo. As grandes operadoras de telefonia celular já recolhem, em todas as suas lojas espalhadas pelo Brasil, tanto aparelhos quanto baterias usadas. No caso dos computadores, o consumidor pode procurar alguma empresa que faça a reciclagem dos equipamentos.

Dica Consciente: caso não encontre uma empresa que faça a reciclagem dos equipamentos, você pode doá-los a ONGs que trabalham com inclusão digital ou mesmo a entidades que aceitam doações de equipamentos antigos, mesmo que não funcionem mais.

 

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também