loader image
15.09.16 às 12:24

Designer chinesa produz talheres de amido de milho biodegradáveis

Já pensou usar talheres inspirados em plantas, feitos de amido de milho, descartáveis mas biodegradáveis?
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Já pensou usar talheres inspirados em plantas, feitos de amido de milho, descartáveis mas biodegradáveis? Esta foi a ideia da designer chinesa Qiyan Deng em seu projeto de mestrado. Sua coleção ganhou o nome de Graft.

“O objetivo é apresentar o bioplástico. É um material lindo que merece concepção de design de ponta – não apenas exploração moral”, explica a artista em seu site oficial. Sua linha de talheres tem formas e cores que lembram vegetais. “As formas da natureza são utilizadas com outra finalidade: a haste de salsão vira garfo, a pétala de alcachofra, uma colher. A harmonia entre a sensação visual e tátil traz junto uma pergunta: Você conseguirá jogá-los fora facilmente?”, complementa a designer.

O trabalho foi realizado em duas etapas. Na primeira, ela usou resina para dar formato aos seus talheres. Depois, utilizou uma impressora 3D para reproduzir as características dos vegetais nos objetos. Agora a artista está procurando patrocinadores para financiar sua criação.

Consumo consciente é evitar a produção de resíduos
A iniciativa da designer é muito válida, pois o material que ela utilizou para fazer os lindos talheres é biodegradável, ou seja, se decompõe naturalmente, não poluindo o meio ambiente. Isso significa um grande avanço em relação aos talheres plásticos descartáveis convencionais que, se jogados fora de forma incorreta, podem prejudicar o planeta. O consumidor consciente deve valorizar essas ideias e procurar reduzir também a produção de resíduos. Nesse sentido, os 4R’s, envolvendo REPENSAR, REDUZIR,  REUTILIZAR, e RECICLAR são ações que estão ao alcance das pessoas de modo a contribuir para melhores possibilidades de gestão de resíduos a mais curto prazo.

Leia mais:

Produtos a granel são vendidos em embalagens reutilizáveis em supermercado

Terra está entrando na Era do Plástico, mostra estudo

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também