loader image
14.11.14 às 17:15

Comunidades monitoram qualidade da água no projeto Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica

Projeto mobiliza grupos de moradores de várias regiões brasileiras para monitorar a qualidade de água de rios e córregos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Página do projeto Observando os Rios no site da Fundação SOS Mata Atlântica. Crédito: Divulgação

 

O Observando os Rios é um projeto da Fundação SOS Mata Atlântica que reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem. Esse programa faz parte da Aliança pela Água  – coalizão de organizações da sociedade civil para contribuir com a construção de segurança hídrica em São Paulo – do qual o Instituto Akatu também participa.

O monitoramento da água de rios é realizada por grupos de moradores em cada região com um kit desenvolvido pelo Rede das Águas  – programa que promove a mobilização social para a gestão participativa e integrada entre água e florestas, com atuação focada em bacias hidrográficas.

O kit possibilita a avaliação dos rios a partir de um total de 16 parâmetros, que incluem níveis de oxigênio, fósforo, PH, odor, aspectos visuais, entre outros, e classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação, de acordo com a legislação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).

Essa iniciativa é aberta à população, que pode participar dos grupos de monitoramento já existentes ou ajudar a criar novos grupos em rios próximos a escolas, igrejas e outros centros comunitários.

Os grupos fazem a medição uma vez por mês e enviam os resultados pela internet. (Veja link “Dados de Monitoramento”) .

Atualmente, a iniciativa contabiliza 100 grupos com 2 mil pessoas em atividade. Já são mais de 40 projetos em 15 estados. Alguns exemplos são o Tietê em São Paulo, o Iguaçu no Paraná, o Maranguapinho no Ceará e o Rio dos Bois em Goiás. Quer contribuir também? Veja aqui como participar.

Periodicamente, os resultados de todos os monitoramentos é reunido. A análise dos resultados compõe o relatório o “Retrato da Qualidade da Água no Brasil”, amplamente divulgado anualmente, em geral no Dia Mundial da Água.

 

Leia mais:

Plataforma Mapas Coletivos tem app sobre os mananciais de São Paulo

Movimento Cisterna Já ensina como captar e aproveitar a água de chuva

Instituto Akatu integra a Aliança pela Água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também