loader image
01.02.16 às 18:12

Cartilha auxilia na criação e na manutenção de hortas urbanas orgânicas

Saiba como planejar e manter uma horta urbana com ajuda da sua comunidade
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Criar e manter uma horta urbana orgânica traz muitos benefícios: estimula o convívio social, serve de instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, ocupa espaços ociosos na cidade, além de favorecer a melhoria dos hábitos alimentares das pessoas envolvidas, já que os alimentos são produzidos localmente e sem agrotóxicos, que contaminam o solo. Interessado em começar um projeto na sua comunidade? Então conheça a cartilha Hortas Urbanas, produzida pelo Instituto Pólis, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, dentro do projeto Moradias Urbanas com Tecnologia Social.

Dividida em três capítulos, a cartilha aborda primeiramente o planejamento da horta: como organizar o grupo, como observar o espaço e seus potenciais e como estabelecer a rotação de culturas.

No capítulo sobre o cultivo, há explicações sobre como cuidar do solo e fazer o controle de pragas e doenças. A cartilha ensina a criar e manter hortas urbanas mesmo em pequenos espaços, além de explicar a fazer compostagem para nutrir o solo. Dicas de captação de água ajudam a fazer a rega sem desperdícios.
A última parte da publicação ensina a cozinhar com saúde, indicando receitas nutritivas de aproveitamento integral dos alimentos. O objetivo é ensinar a não desperdiçar partes nutritivas dos alimentos que normalmente são desprezadas, apesar do seu valor nutricional, como talos e folhas.

Faça o download da cartilha Horas Urbanas, produzida pelo Instituto Pólis, em parceria com a Fundação Banco do Brasil

Leia mais:

Empresa vende frutas e vegetais fora do padrão por preço mais baixo

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também