loader image
06.07.12 às 15:34

Akatu leva estudantes para conhecer fábrica de plástico mais sustentável

Escolas conhecerão etapas do ciclo de vida do material
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O projeto Um Novo Olhar sobre o Plástico, iniciativa do Instituto Akatu em parceria com o Instituto Faça Parte e a Braskem, selecionou as ações escolares mais inovadoras dentro da temática do consumo consciente e da sustentabilidade apresentadas no início deste ano ao Akatu. Como reconhecimento, na próxima terça-feira (10/7), alunos destas escolas conhecerão a cadeia produtiva do plástico verde, feito a partir de cana-de-açúcar, na fábrica da Braskem em Triunfo (RS).

Em 2011 o projeto Um Novo Olhar sobre o Plástico distribuiu materiais impressos e audiovisuais sobre o tema do consumo consciente para 1.577 escolas, convidando-as para apresentarem seus projetos e ideias de novas iniciativas para 2012. Em sua segunda etapa, foram avaliados 115 projetos de escolas de todas as regiões do Brasil pela equipe do Instituto Akatu, e após a seleção de 16 iniciativas semifinalistas e entrevistas, a Braskem e o Akatu realizaram uma banca para a seleção da escola finalista.

A Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, de Juara (MT), ficou em primeiro lugar com o projeto de educação ambiental “Nossas Mãos Podem Salvar o Planeta – LIXO transformado em arte”. A Escola Sagrada Família, de Rolante (RS), e a Escola Eva Carminatti, de Porto Alegre (RS), foram selecionadas como semifinalistas. As três escolas irão visitar a fábrica da Braskem. A escola finalista ainda ganhará uma videorreportagem sobre seu projeto. Os materiais serão todos divulgados pelo Akatu para que possam ser replicados por outras escolas e inspirar boas práticas.

Durante a visita, as escolas conhecerão a estação ambiental da Braskem, a empresa recicladora 2 Irmãos e a empresa Suzuki, que fabrica madeira plástica a partir de plástico reciclado. Desta forma os alunos poderão conhecer mais sobre o ciclo de vida do plástico, desde sua fabricação, passando pelo descarte correto, até sua reciclagem e reutilização. Conhecer essas etapas colabora para que os estudantes entrem em contato com da cadeia do consumo consciente de um dos materiais mais produzidos e consumidos no mundo.

Além das atividades previstas, as escolas também partilharão suas experiências, de forma que as crianças e os adolescentes possam contar sobre seus projetos envolvendo consumo consciente e sustentabilidade e conhecer a realidade de escolas de outras localidades.

A Braskem é apoiador estratégico do Instituto Akatu. A Braskem e o Faça Parte são parceiros do projeto Um Novo Olhar sobre o Plástico.

Leia mais:
– Akatu, Braskem e Faça Parte apoiam e divulgam iniciativas escolares sobre consumo consciente
– Akatu, Braskem e Faça Parte levam projeto para 1.577 escolas do Brasil

Siga no twitter.
Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também