loader image
16.05.11 às 20:23

Akatu Mirim entra na discussão sobre saco plástico e debate o tema com as crianças

Cadeia produtiva das sacolinhas é o novo pacote de conteúdos do portal e já está no ar
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A partir de agora, os pequenos internautas poderão conhecer o ciclo da sacolinha plástica no Akatu Mirim. Por meio de um novo bloco de aplicativos, – animação, jogos e atividades – os visitantes vão entender os componentes que formam a sacola plástica até o seu descarte.

Este pacote de conteúdos chega para dialogar com a criançada sobre o produto em um momento em que diversos municípios brasileiros discutem leis para banir as sacolinhas do varejo. Inclusive, esta semana, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a lei que veta a distribuição e a venda de sacolinhas nos supermercados.

“O Akatu Mirim surge como uma ferramenta de conscientização sobre o consumo consciente para as crianças, despertando o interesse pelo tema por meio da diversão e aproveitando a curiosidade natural para saberem do que é feito o tênis que ela está usando, o caderno no qual ele escreve ou qualquer outro produto que está presente no seu dia-a-dia” explica Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Navegando no Akatu Mirim, as crianças descobrem que todo ato causa impacto em nós mesmos, na nossa cidade e no planeta e, de maneira divertida, percebem que alterações pontuais repetidas ao longo da vida e por muitas pessoas podem transformar o mundo inteiro.

Mattar reforça: “As crianças podem ser grandes mobilizadoras para a mudança de comportamento dos pais em casa e dos hábitos na escola, por isso é importante contar com elas!”.

Desenvolvido pela agência digital Tribo Interactive e patrocinado pelo refresco em pó Tang, da Kraft Foods Brasil, o Akatu Mirim foi lançado pelo Instituto Akatu no dia 28 de março com o petróleo como seu primeiro tema. Depois das sacolinhas plásticas, os próximos assuntos do portal serão a garrafa d’água, o celular e a bala, entre outros.

Interatividade

O jogo da Máquina do Tempo demonstrará para as crianças o tempo de decomposição de diversos produtos e, sobre cada um, haverá uma dica ou curiosidade para contribuir com o aprendizado.

Há também uma atividade para ser realizada fora do ambiente online, que convidará as crianças a fazerem sacos de papel jornal para serem utilizados no lixo do banheiro, substituindo a sacola plástica descartável.

O mural contará com a seguinte pergunta: “O que você imagina que os arqueólogos do futuro vão encontrar na Terra? Será que eles vão achar que a gente consumia sem consciência?”, para provocar as crianças a refletirem sobre o impacto do nosso consumo excessivo sobre a capacidade que o planeta tem de absorver os resíduos, principalmente quando esses resíduos demoram muito para se decompor, como é o caso do plástico.

Na seção para Pais e Educadores, serão lançadas novas dicas para os pais e planos de aula para os educadores sobre o uso da sacola plástica para que tenham a possibilidade de abordar o tema de uma maneira transversal dentro da escola.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

 

Aproveite e dê um curtir no facebook do Akatu Mirim 😉

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também