loader image
19.08.14 às 11:30

A Terra no vermelho: já extrapolamos a cota de recursos naturais do ano

Em 8 meses, a humanidade extrapolou o limite de recursos naturais gerados pelo planeta para o ano
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Pegada ecológica da humanidade: eixo vertical representa o número de planetas necessários para suprir o consumo humano, eixo horizontal refere-se aos anos

 

A Terra está operando com sobrecarga. Dia 19 de agosto é o Dia da Sobrecarga da Terra 2014 (Overshoot Day, em inglês), data que representa que ultrapassamos o limite de uso de recursos naturais gerados pelo planeta no ano.

O cálculo é feito anualmente pela Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional pela sustentabilidade, parceira global da Rede WWF. Desde 2000, a data surge cada vez mais cedo: no ano 2000, foi em 1º de outubro. Pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 produzidos na atmosfera.

Hoje, 85% da população mundial vive em países que demandam mais da natureza do que os seus ecossistemas podem renovar. De acordo com os cálculos da GFN, seriam necessários 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.

No Brasil, estamos consumindo acima de 50% da capacidade anual do planeta – o consumo médio de recursos ecológicos no País equivale a 1,6 planeta.
Projeções sobre a população, o uso de energia e a produção de alimentos sugerem que a humanidade vai precisar usufruir da biocapacidade de três planetas bem antes da metade do século.

Assista ao vídeo para entender melhor o que é sobrecarga ecológica.

Pegada ecológica

Para evitar um colapso dos recursos naturais, é necessário avaliar e repensar nossos hábitos de consumo. Uma das formas de calcular esse impacto é pela metodologia da “pegada ecológica”. Ela mede a quantidade de recursos naturais biológicos renováveis (grãos, vegetais, carne, peixes, madeira e fibra, energia renovável entre outros) que estamos utilizando para manter nosso estilo de vida e se esse consumo está dentro da capacidade ecológica do planeta.

Calcule a sua pegada ecológica e saiba como você pode reduzi-la.

Saiba mais sobre o Dia da Sobrecarga da Terra e como ele é calculado (em inglês).

Leia mais:

Produção responsável e consumo consciente, artigo de Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também