Sustentabilidade

Educação nas escolas e nas empresas é essencial na sensibilização para o consumo consciente

Investir na educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais voltada ao bem-estar. Instituto Akatu aproveita o Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, para reforçar essa importância

O Instituto Akatu realiza atividades de educação para sensibilizar e mobilizar para o consumo consciente, com foco em dois públicos: o infantil escolar, por meio do Edukatu, e o adulto nas empresas, com o Educorp.

Lançado em setembro de 2013, o Edukatu é uma plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu para escolas de Ensino Fundamental I e II. Com a ajuda das ferramentas do Edukatu, estudantes e professores buscam caminhos para uma sociedade voltada ao bem-estar com mais respeito aos recursos naturais e à humanidade.

O exemplo mais atual de atividade realizada pelo Edukatu é o Desafio Turma que Recicla que convida professores e estudantes de todo o País para realizarem atividades pedagógicas com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar e descartá-los de maneira adequada. Além de transformarem a realidade da escola, professores podem ganhar prêmios (bit.ly/regulamento-tqr).

Ao longo de seus três anos de existência, o Edukatu já soma mais de 91 mil pessoas impactadas e comemora os mais de 21 mil alunos, 6 mil professores e 3 mil escolas cadastrados em sua base, em todo o Brasil. Por meio das atividades do Edukatu, essas pessoas podem participar de oficinas presenciais e atividades escolares, além de utilizar as propostas pedagógicas disponibilizadas em percursos de aprendizagem, que estimulam o protagonismo dos estudantes em torno de diferentes temas a partir do consumo consciente.

“Grande parte dos nossos hábitos, incluindo os de consumo, são aprendidos na infância e reforçados ao longo da vida. Uma das formas mais eficazes para que as pessoas se disponham a consumir de forma diferente é que desenvolvam esses hábitos desde cedo, entendendo o consumo como uma prática que conecta o indivíduo ao coletivo e ao mundo e, conhecendo os impactos dessa prática sobre si própria, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente. É nisso que o Edukatu investe”, explica Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu.

Para alcançar esses resultados, a rede contou com o apoio de secretarias públicas e empresas privadas. Entre diversas parcerias e apoios, estão Braskem – parceira desde o início do projeto –, Elektro, Fundação Cargill, Sabesp, Unilever Foundation, Costa Brava, KPMG, Grupo Mais Unidos e HP, e o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu basta se cadastrar gratuitamente neste link: bit.ly/cadastro-edukatu.

Educação nas empresas

O Edukorp é um programa do Instituto Akatu que busca sensibilizar e mobilizar os colaboradores das empresas para o consumo consciente por meio de palestras, workshops e ações diferenciadas. Adidas, Walmart, Masisa, Bradesco e Elektro são algumas das empresas que investiram na educação para o consumo consciente em parceria com o Akatu.

Em 2016, por exemplo, o Akatu realizou oficinas de sensibilização sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica para cerca de 700 colaboradores da Elektro, como parte do Projeto Prioritário de Eficiência Energética.

Mais de 10 mil funcionários do Bradesco responderam ao Teste do Consumo Consciente (TCC) para avaliar o seu grau de consciência. De acordo com esse resultado, o Akatu apresentou, a colaboradores selecionados, conteúdos sobre o uso consciente de água e energia, além de gestão sustentável de resíduos.

Desenvolvido pelo Akatu, o TCC é um instrumento de avaliação e orientação do perfil de consciência do consumo de pessoas e comunidades, que indica o grau de assimilação do consumo consciente. “É uma ferramenta eficaz na sensibilização dos colaboradores, que oferece conteúdos que ajudam as pessoas a mudarem seus comportamentos de consumo dentro e fora do ambiente de trabalho e norteia as ações de educação do Akatu na empresa”, diz Renata A. Soares, diretora executiva do Instituto Akatu. KPMG, Natura, Brasil Kirin, Ypê, Mondelez, SulAmérica, McDonalds já aplicaram o TCC entre seus colaboradores.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...