Sustentabilidade

2017: Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

A data foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de contribuir com o setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Creative commons/ Josep

 

A 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, ao final do ano passado, a adoção de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A resolução é “uma oportunidade única para fazer avançar a contribuição do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental – aumentando a consciência sobre um setor que é frequentemente subestimado”, declarou ao site da ONU Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), agência que lidera essa iniciativa.

Na resolução da ONU é citada “a importância do turismo internacional e, em particular, a designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, com o objetivo de promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações”. Além disso, a iniciativa busca também apreciar valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo.

“Temos grande expectativa de prosseguir com a organização e implementação do Ano Internacional, em colaboração com governos, organizações relevantes do Sistema das Nações Unidas, outras organizações internacionais e regionais e todas as outras partes interessadas relevantes”, acrescentou Rifai.

A decisão segue o reconhecimento dos líderes globais na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) de que “um turismo bem concebido e bem gerido” pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável, para a criação de empregos e para o comércio.

Agenda 2030 e os ODS

A intenção em eleger 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento ocorreu em um momento muito oportuno, quando a comunidade internacional adotou a nova Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral da ONU em setembro de 2015. O turismo aparece como meta em três dos novos Objetivos Globais: 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico, 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e 14 – Vida na Água.

Agora a ideia é promover, ao longo deste ano, o papel do turismo em cinco áreas:

1. Crescimento econômico inclusivo e sustentável.
2. Inclusão social, emprego e redução da pobreza.
3. Eficiência dos recursos, proteção do ambiente e Mudanças Climáticas.
4. Valores culturais, diversidade e patrimônio.
5. Compreensão mútua, paz e segurança.

Veja mais detalhes no site oficial da OMT.  

Papel do consumidor consciente

De que forma você pode contribuir para praticar um turismo sustentável? Um bom começo é adotar práticas de consumo consciente no dia a dia em viagens longas e passeios de fins de semana.  Respeitar o meio ambiente, não jogando lixo em locais inapropriados também é importante. Outra dica é favorecer a economia regional e o desenvolvimento econômico das comunidades visitadas, consumindo produtos locais. Clique aqui e veja outras sugestões preciosas que tornarão suas férias mais valiosas para você e para todos.

 

Leia mais:

20 dicas para se tornar um consumidor consciente nas férias de verão

Dez dicas de gastronomia consciente para viajantes

Que tal fazer um passeio sustentável no final de semana?

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...