Conscientização 186 matérias disponíves

Brasileiro trabalha, em média, mais de 25 dias para comprar um smartphone

O Instituto Akatu calculou quanto tempo o brasileiro de renda média precisa trabalhar para comprar alguns itens; objetivo é conscientizar sobre a importância de evitar compras por impulso e desnecessárias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na hora de comprar um produto, você já parou para pensar em quanto tempo trabalhou para ganhar o dinheiro para pagá-lo? Essa reflexão ajuda a perceber que uma compra por impulso de um produto, que muitas vezes vai para o lixo ou fica encostado, representa não é só um gasto inútil de dinheiro e de recursos naturais, mas também de um precioso tempo de vida.

O brasileiro trabalha, em média, 1737 horas por ano, mais que o japonês (1729 horas), o canadense (1703 horas) e o italiano (1719 horas). Isso corresponde a 20% do tempo total de vida ...

Educação nas escolas e nas empresas é essencial na sensibilização para o consumo consciente

Investir na educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais voltada ao bem-estar. Instituto Akatu aproveita o Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, para reforçar essa importância

O Instituto Akatu realiza atividades de educação para sensibilizar e mobilizar para o consumo consciente, com foco em dois públicos: o infantil escolar, por meio do Edukatu, e o adulto nas empresas, com o Educorp.

Lançado em setembro de 2013, o Edukatu é uma plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu para escolas de Ensino Fundamental I e II. Com a ajuda das ferramentas do Edukatu, estudantes e professores buscam caminhos para uma sociedade voltada ao bem-estar com mais respeito aos recursos naturais e à humanidade.

O exemplo mais atual ...

Dia do Planeta Terra: praticar o consumo consciente também é pensar no menor impacto ambiental

Nos nossos atos cotidianos de consumo, cada um de nós pode ajudar a cuidar dos limitados recursos naturais disponíveis no planeta, pois reverte em nosso próprio bem-estar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito da foto: Luca Baggio/Creative Commons

 

“Salvar o planeta” foi o mote dos movimentos ecológicos por muitas décadas. De fato, a beleza da Terra justifica a proteção, mas você já parou para pensar que um ótimo motivo para preservar a natureza é o seu próprio bem-estar? A disponibilidade e a qualidade da água que você bebe, do ar que você respira, do alimento que está na sua mesa dependem do cuidado que todos nós tivermos com os recursos naturais.

Mas já entramos no “cheque especial” com a Terra – atualmente, o planeta não consegue regenerar os seus recursos naturais ...

Instituto Akatu acredita na educação infantil para mobilizar para o consumo consciente

Investir na educação dos mais novos é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais voltada ao bem-estar. Instituição aproveita o Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, para reforçar importância da data.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: oficina do Edukatu em escola municipal Raul de Leoni, em São Paulo - Crédito: Divulgação/Instituto Akatu

 

Desde sua fundação, em 2001, o Instituto Akatu realiza ações de educação para conscientizar e mobilizar as pessoas para o consumo consciente. Essa experiência possibilitou a criação do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu para escolas de Ensino Fundamental I e II, lançada em setembro de 2013, que coleciona diversas histórias contadas por estudantes e professores que mostram o caminho para uma sociedade voltada ao bem-estar com mais respeito ...

Saiba quais são as melhores frutas, legumes e hortaliças para consumir em abril no Sudeste

Dê preferência a aqueles que estão na sua safra natural, pois estão mais saborosos, nutritivos e são produzidos com menor impacto ambiental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje em dia, uma grande variedade de frutas e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo. Isso é possível com o uso de técnicas de produção agrícola, o que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes.

Cada fruta ou hortaliça tem um ciclo natural de crescimento e amadurecimento, já que cada planta tem “preferências” por determinados períodos por conta de suas condições climáticas. Por isso, o ideal é consumi-las na sua safra natural, quando elas estão mais nutritivas, saborosas e abundantes – consequentemente, mais baratas. 

As “frutas da estação” ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...