Resíduos

Veja como fazer saquinho de jornal para o lixo

Dobradura só leva 20 segundos e pode ajudar a reduzir o uso de sacolinhas plásticas em casa

Saco é um saco, não é mesmo? Mas como armazenar e tirar o lixo de casa sem a sacolinha plástica do supermercado, da padaria ou da farmácia? Uma saída é usar um único saco na semana em uma lixeira grande, de preferência de plástico reciclado, no qual vai-se acumulando o lixo doméstico, que pode ser recolhido nos diversos lixinhos da casa (cozinha, banheiros...) em embalagens que se decompõem mais rápido que o plástico, tais como papelão ou papel jornal.

O consumidor consciente busca evitar o lixinho-dentro-do-plastiquinho-que-vai-para-a-sacolinha-dentro-de-outra-sacolilnha-maior-jogada-com-outras-sacolinhas-dentro-do-saco-preto-grande. Por que não jogar tudo direto no saco preto e evitar essa cadeias de sacolinhas dentro de sacolinhas? Cada brasileiro consome em média 800 saquinhos plástico por ano ou quase 153 bilhões de sacolinhas no país inteiro. Se fosse um pedaço único de plástico, daria para cobrir todo o Estado do Rio de Janeiro ou mais da metade de Santa Catarina.

O plástico é feito de petróleo, portanto aumenta o aquecimento global, leva centenas de anos para se degradar na natureza e, descartado errado, vai entupir bueiros e tubulações de esgoto provocando enchentes. No lixão ou aterro sanitário, por impedir a circulação de gases, também atrapalha a degradação de outros materiais.  

Um boa dica é recolher os pequenos lixinhos da casa em sacolinhas de jornal. Você aproveita para reciclar o jornal velho e ainda reduz o uso do plástico. Veja como fazer. As dicas, a dobradura, o texto e as fotos são de Juliana Valentini e estão no blog que ela mantém: www.deverdecasa.com.

 

1) Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2) Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5) Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda e você terá a seguinte figura:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6) Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7) Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8) Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9) Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

 

 

10) É só encaixar dentro do seu cestinho e substituir o saco plástico.

 


Que tal?

 

Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!
 

Acompanhe a campanha “Saco é um Saco” no site do Akatu.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

 

Comentários

Le Ecologicque
24 mar 2012
317 315
É uma iniciativa importante, não pensem nela como algo pequeno! somos7 bilhões de habitantes no mundo, se cada um deixar de usar uma sacola plástica e utilizar a sacola de jornal ao menos uma vez, serão 7 bilhões de sacolas plásticas a menos no meio ambiente, e 7 bilhões de folhas de jornal reutilizadas!
Responder Reportar Abuso
Bia Tesche
18 fev 2012
224 161
Gostei da matéria, acho que compartilhar formas para eliminar as sacolas plásticas é excelente. As vezes estamos tão acostumados com uma prática que não conseguimos refletir sobre novas formas de resolver questões do cotidiano, como o acúmulo de lixo. Compartilhar experiência é importantíssimo para mostrar que há outras possibilidades.
Responder Reportar Abuso
Richard Wightwick
17 fev 2012
21 18
Veja o video "Origami - a Grande Sacada" para ver como fazer o lixinho de jornal. disponível no site Saco de Ideias da Akatu ou no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=4nBp4oC36T4
Responder Reportar Abuso
Instituto Akatu
07 fev 2012
81 26
Sobre alguns dos questionamentos levantados aqui, o Akatu publicou um "perguntas e respostas" que pode mais trazer elementos para a reflexão. O conteúdo está em: http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/o-que-%C3%A9-reciclagem-Descobertas-de-uma-semana-sem-sacolinhas-descartaveis
Responder Reportar Abuso
ADILA S S SANCHES
02 fev 2012
192 6
HAJA JORNAL! VAI TER PARA TODOS? EU SEMPRE COLETEI JORNAL PARA MIM E PARA DOAÇÃO. ,POIS SOU PROTETORA DE ANIMAIS. JÁ ESTAVA MEIO DIFÍCIL. O POVO VAI SE PEGAR A TAPA POR UMA FOLHA. CHEGA A SER CÔMICO. ESTE É UM DOS MODOS. MAS CHEGAREMOS A OUTRAS ALTERNATIVA, SEM DÚVIDA.
Responder Reportar Abuso
ADILA S S SANCHES
02 fev 2012
57 29
Sou a favor de sacos biodegradáveis, até porque este saco de jornal vai para dentro de um... saco de plástico? Maso buraco e mais embaixo: SACOLINHAS PLÁSTICA ESTAVAM ACABANDO COM O PLANETA. MAS.... E TODOS OS PRODUTOS COM EMBALAGEM PLÁSTICAS VENDIDAS NOS SUPERMERCADOS? ELES VÃO PROIBIR TAMBÉM? COMO EU VOU TRAZER ÁLCOOL, LEITE E SEUS DERIVADOS, ETC... OS FABRICANTES VÃO VOLTAR A USAR LATA E VIDRO? ACHO BOM QUE SIM. MAS NÃO. ESTE TIPO DE ATITUDE NÃO DARÁ LUCRO PARA OS SUPERMERCADOS NÉ? TÁ. NÃO TENTEM ME ENGANAR PORQUE EU NÃO GOSTO. SERÁ QUE EU POSSO USAR LATA DE LIXO NOVAMENTE? É QUE EU NÃO QUERO PAGAR TÃO CARO PELOS SACOS DE LIXO BIODEGRADÁVEIS QUE OS SUPERMERCADOS ESTÃO VENDENDO. MUITO MENOS SE TIVER MARCA DE ALGUMA EMPRESA NOS SACOS. NÃO SERIA CORRETO QUE AS SACOLINHAS QUE ELES "FORNECIAM DE GRAÇA" FOSSEM BIODEGRADÁVEIS DE VERDADE? AGRADARIAM A GREGOS E A TROIANOS. SERIA MAIS INTELIGENTE. É QUE A GANÂNCIA DESTES DONOS DE MERCADOS E SEUS COMPARSAS ESTÁ FORA DO NORMAL. ELES (OS DONOS DOS MERCADOS E POLÍTICOS QUE APROVARAM ESTA LEI) VÃO LUCRAR MILHÕES GRAÇAS A UM POVO DE UMA NAÇÃO QUE ELES ARROGANTEMENTE CHAMAM DE GADO.
Responder Reportar Abuso
Érica
26 jan 2012
39 244
É super legal esta iniciativa do governo de proibir a distribuição de sacolas plasticas, porém quando chega na época de eleições as ruas ficam completamente cheias de papeis, tudo bem que papel não causa tantos danos na hora de se decompor, mas quantas arvores foram derrubadas para a produção destes papéis?
Responder Reportar Abuso
Debora Cremasco Teixeira
02 fev 2012
16 22
Adorei a idéia de tirarem as sacolas plásticas dos supermercados mas ainda há muito o que fazer e pouca vontade. E os sacos que embalamos frutas, legumes e verduras? E os sacos de lixo que compramos no supermercado? Eu ainda escolho os biodegradáveis mas porque não tiram das prateleiras aqueles que não o são? Porque o Governo não coloca caminhões de lixo para recicláveis - coleta pra reciclagem como disse a famigerada Marta Suplicy quando ainda era prefeita de São Paulo? Porque os catadores de lixo jogam lixo pelas nossas calçadas ao revirarem os sacos de lixo já prontos, amarradinhos e separados ecológicamente falando, a procura somente de latas de alumínio, porque papéis, isopor, plástico, pet, eles não querem mais recolher? Aqui em São Miguel Paulista é um inferno, uma pouca vergonha! Os catadores reviram nosso lixo a procura de laas de alumínio, apenas! e deixam o lixo nas nossas calçadas. Não há coleta seletiva, nem cooperativas, pelo menos foi a resposta que tive quando perguntei na subprefeitura . Na minha rua não há. Eu separo o lixo, deixo tudo arrumado e vai tudo para um mesmo lugar, quando o lixeiro passa. É mole? Indignação isso eu sinto. Acho que por enquant é só.
Responder Reportar Abuso
patricia machado
25 jan 2012
37 11
hola! muy buena la idea acabo de ver acá en Uruguay y ya lo hice!!! besos!
Responder Reportar Abuso
Milena
25 jan 2012
185 217
Não funciona pq o jornal absorve toda a umidade do lixo orgânico. Certo seria se os supermercados fornecessem sacolas biodegradáveis.
Responder Reportar Abuso
Marilda Dal Pogetto Bonini
25 jan 2012
19 35
Fica dificil de uma hora pra outra tirar as sacolinhas plasticas da gente que há um tempo fomos educados assim usar as sacolinhas pra tudo inclusive lixo, Cadê as sacolinhas biodegrádaveis? Cadê o nosso direito de consumidora, faz a lei e pronto?Fica dificil assim...
Responder Reportar Abuso
satie suguitani
25 jan 2012
17 8
Todos os tipos de lixo q pudermos diminuir é valido. Como ainda a maioria das embalagem sao de plastico, podemos separar do lixo organico e enviar p reciclagem. Por isso acho muito valido usar o jornal p descartar lido de cozinha, banheiro, pq este vao p aterro sanitario.
Responder Reportar Abuso
vera lucia bianchi alves
25 jan 2012
14 4
adorei a idéia, só que moro numa comunidade de jpa e que as pessoas são mal educadas e mexem nos lixos, fora os animais como gatos e cachorros.
Responder Reportar Abuso
Célia
25 jan 2012
35 21
A ideia é boa, mas acho um absurdo abolir as sacolas plásticas, pois isso não resolverá em nada o problema ambiental em questão. E o restante das embalagens plásticas que existem nos demais produtos???? Me parece um tanto quanto contraditório, certo??? A solução, mais uma vez é a EDUCAÇÃO ou falta dela por parte da população. Teria de conscientizar e ensinar a população da maneira certa de descartar os plásticos em geral, não acham???
Responder Reportar Abuso
michele
25 jan 2012
120 76
ahahah eu não aprovo, pois nunca comprei jornal, e não será agora que vou comprar para fazer de saco de lixo!!!! eu gosto mesmo é das sacolinhas plasticas, e quem é dona de casa com certeza concorda comigo!!!
Responder Reportar Abuso
Sueli Silva
25 jan 2012
329 19
Graças a Deus que o Brasil conseguiu resolver todos os problemas ambientais com a retirada das sacolas plásticas e a adoção de jornais e caixas de papelão (os jornais e caixas de papelão não são de papel? papel não vem de árvores?) para descartar o lixo. Agora só falta tirar as embalagens plásticas de detergentes, refrigerantes, papel higiênico, papel toalha, biscoitos, salgadinhos, açucar, arroz, feijão, ervilha, milho, farinhas de todo tipo, absorventes, algodão, óleo, azeite, vinagre, ketchup, mostarda, maionese, fraldas descartáveis, saquinhos de feiras livres, sacolas de lojas, etc.
Responder Reportar Abuso
ADILSON O DOS SANTOS
25 jan 2012
39 58
LEGAL, VOU FAZER! VALEU!
Responder Reportar Abuso
Mônica Hamada
25 jan 2012
65 50
O problema é que não podemos jogar papel higiênico diretamente no vaso sanitário (instruções da Sabesp). O saquinho plástico é usado principalmente para a lixeira do banheiro e da cozinha. Fazer sacola de papel está fora de questão. Não compro jornal há anos, só consumo a versão digital. Vamos dar alternativas mais modernas, hein?
Responder Reportar Abuso
juliana cuha
12 set 2011
187 138
Amei, muito legal, fácil de fazer. Cmo educadora, vou utilizar como estratégia em minha sala de aula, assim posso fazer mnha parte a conscientização das famílias. Juliana.
Responder Reportar Abuso
Lidia Cortes
25 jan 2012
17 111
Legal para quem compra jornal e para quem não compra(pq não pode comprar)???....não será a natureza quem ganhará com isso mas si os donos de mercado que terão um gasto a menos....não concordo
Responder Reportar Abuso
Tania Carvalho
17 jul 2011
119 101
Adorei a sugestão....já comecei a fazer aqui em casa....nunca sabia o que fazer com tanto jornal que sobra....achei uma utilidade....muito legal. Agora quem vai reclamar é o garoto da reciclagem....não vai mais ter jornal pra ele....abraços
Responder Reportar Abuso
Joana
18 mai 2011
86 321
Gente, que coisa mais complicada!!!! Esse passo a passo aí não funciona! É confuso e não ajuda nadinha. A ideia é boa, mas vocês não conseguiram passá-la!
Responder Reportar Abuso
Anna Monteiro
19 mai 2011
254 213
Eu adorei a dica,já conhecia,e uma vez fiz aqui em casa.É fácil e rápido de fazer. Tem no youtube mostrando esse passo a paso tbem. Mas a minha dúvida é: ele pra lixo úmido, como resto de comida,não serve,pois a umidade da comida vai fazer o fundo se desfazer...e aí? Como se soluciona isso,o descarte de lixo úmido? OBS.: eu sou SUPER a favor do fim das sacolas plásticas! Eu tenho apenas essa dúvida do lixo úmido! Ah e outra: os supermercados poderiam voltar a ter aqueles sacos de papel da década de 80.Nos filmes americanos se vê ainda esse tipo de saco,pra quem nasceu depois. Lembro q eu guardava meus brinquedos ali! Meus pais faziam compras do mês no Carrefour e lá tinha esse tipo de saco,eu guardava todos! Muito obrigada! Abraços!
Responder Reportar Abuso
Míriam Motta
23 mai 2011
37 174
Pelo que sei, produzir sacos de papel para embalagem impacta ainda mais que as sacolas plásticas. Além de ser muito mais cara a produção. O melhor é voltarmos para as sacolas de compras, também usadas a cerca de 30 anos, e termos sempre uma de material leve dentro da bolsa/pasta no dia a dia para as aquisições menores e quando for a feira ou supermercado, usar sacolas maiores, de material durável. Tendo o cuidado extra de mantê-las sempre limpas para carregar alimentos. Teremos mais despesa no início e algum trabalho a mais, que com certeza valem o resultado. Quanto ao lixo úmido, tem a opção das composteiras domésticas, que fazem a casca de abóbora, de batata, de ovo, virarem excelente adubo orgânico. Ou sacos de lixo plástico biodegradável, se você não tiver mesmo condições de fazer a compostagem no quintal ou na área de serviço. Não esquecendo da coleta seletiva ou das cooperativas de catadores de material reciclável e do reaproveitamento, sempre!
Responder Reportar Abuso
Maria De Fátima Lopes De Oliveira
25 jan 2012
179 346
Não gostei, pois não compro jornal e quando for lixo da cozinha que é umido?
Responder Reportar Abuso
paula Rossi
25 jan 2012
121 136
Desculpe mas sou contra, as sacolas foram banidas mas elas são as menos nocivas ao meio ambiente, pois comparando com outros tipos de embalagens as de plasticos emitem menos CO2 em seu processi produtivo e consomem menos matéria prima, as sacolas retornáveis oferece muitas oportunidades para a contaminação dos alimentos que nela são transportados, segundo estudos grande porcentagem das sacolas reutilizáveis é foco de contaminação por bacterias como salmonella, dificilmente as pessoas vão lavar esta sacola. Também devemos lembrar que hoje o que mais agride nosso meio ambiente são gases emitidos pelos carros e pelas queimadas, e quanto aos milhares de trabalhadores que irão perder seu emprego e o consumidor que vai ter que pagar pela sacola, sempre o prejudicado é o povo, o que é feito com a coleta seletiva quantos carros passam fazendo este trabalho, recolhendo os lixos reciclaveis?? Conheço trabalhadores que estão neste ramo a 30 anos e serão dispensados, não concordo com a atitude de nosso Governador e acredito que esta causa foi para beneficiar e aumentar o lucro dos Supermecados.
Responder Reportar Abuso
Liana Raquel Maia Peixe
25 jan 2012
18 107
Concordo plenamente com a opinião da Anna Monteiro,e também me lembro das sacolas de papel do Pão de Açúcar,onde minha mãe fazia as compras.Mas aí Anna a gente volta ao mesmo problema do lixo úmido e fica na mesma.Mas vamos pensando e deixando aqui nossas idéias para que juntos possamos chegar à uma solução.
Responder Reportar Abuso
Caroline Oliveira de Andrade
26 jan 2012
31 55
Na minha opinião já era hora de tirar as sacolinhas dos comemercios. Pois muitas pessoas não se preocupam com o meio ambiente e não tem ideia do que cada sacola praltica que demora 100 anos para se decompor pode fazer para o ambiente. Sempre que vou ao supermercado com meu namorado sempre colocamos em caixas nossos alimentos. Acho se todis paracem para pensar um pouco em ver que pode fazer algu bom em não usar sacolas plasticas deixariam de reclamar de terem tirado do comercio. ira ver o bem que será para o PLANETA... Quem não colabora é ser EGOISTA. Outro fato pelas pessoas estarem revoltadas é porque para muitos as sacolinhos é o menor problema, que há varios outros como poluiçaõ de carros, entre outros . Mas começa por ai pela maneira de pensar se uma pessoa joga um paper de bala na rua acha que não vai piorar a situação de jogar licho no chão, ai é que ela se ingana pois um pequeno papel jogado no chão faz tudo a diferença .... pois uma outra pessoa pensa assim e joga tambem se 2.000 pessoas jogarem um papel de bala no chão de diverços lugares seria muito pepel no chão ? Pois é assim que pensão muitas pessoas, mais se essas 2.000 mil pessoas jogassem no lixo seria 2.000 que não estaria no chão.. Eassim que muitos pensam na sacola mas pra quem interessa em preservar o meio ambiente eliminar a sacolas é sim fazer uma pequena difarença mas sim ao ambiente uma enorme diferença....
Responder Reportar Abuso
Natasha .
20 mai 2012
6 21
,' gaameeeý (y* Booowa iideeia haahaa '--' Fiiiiz isso deeooow ceertooo Paraaabeens pceeeeees UP *
Responder Reportar Abuso
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...