Lixo Eletrônico 9 matérias disponíves

Treze usos criativos para reaproveitar o seu smartphone velho

Não sabe o que fazer com seu smartphone velho? Não jogue fora! Confira 13 sugestões para reutilizá-lo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Creative commons/Japanexperterna.se

 

O que fazer com o smartphone que não funciona mais? Esses aparelhos são grandes vítimas da chamada obsolescência programada. Depois de meses de uso, o equipamento começa a ficar lento, trava e não é possível instalar versões recentes de alguns aplicativos. Mas nem pense em jogá-los fora. Os celulares (principalmente as baterias) contêm metais tóxicos que, quando descartados inadequadamente, podem poluir o meio ambiente. Veja aqui 13 dicas bacanas para reutilizá-los de forma criativa. As sugestões são do portal eCycle.

1. Relógio despertador
Você quer um relógio no criado-mudo ao lado da cama? Use ...

Pnuma alerta que lixo eletrônico representa ameaça à saúde humana

Indústria eletrônica gera anualmente 41 milhões de toneladas de lixo avaliadas em US$ 19 bilhões

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Creative Commons/Derek Gavey

 

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alertou que o lixo eletrônico descartado pela indústria do setor ameaça a saúde humana e a natureza. O diretor-executivo da agência da ONU, Achim Steiner, afirmou que "o mundo está testemunhando uma quantidade sem precedentes de lixo eletrônico".

De acordo com um novo relatório do Pnuma sobre o assunto, a indústria do setor gera, por ano, 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico de produtos como computadores e telefones celulares.

E a situação deve piorar nos próximos anos. Os especialistas dizem que até 2017, a quantidade ...

Não usa mais o celular? Site compra e renova celular usado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Creative Commons/Rakka

 

O avanço das novas tecnologias têm feito com que vários produtos fiquem cada vez mais descartáveis e acabem muitas vezes no lixo, o que representa um problema para o meio ambiente. Um exemplo são os aparelhos de telefonia celular, uma vez que o surgimento de modelos mais modernos costumam jogar para escanteio os antigos.

Ao pensar nisso, um novo serviço on-line promete dar destino àquele smartphone velho que você tem guardado em casa. Batizado de Redial, o site já comprou cerca de 500 gadgets usados desde seu lançamento em setembro.

Funciona assim: ao ...

Carregada via USB, bateria pode ser utilizada até 500 vezes

A pilha Lightors promete ser ecologicamente correta e viável financeiramente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Divulgação

 

Comentário Akatu: o gerenciamento dos resíduos é um dos grandes problemas ambientais das cidades de grande porte. Iniciativas que reduzem o descarte inapropriado de lixo eletrônico (como mostrado na reportagem abaixo) devem ser implantadas, e o consumidor deve fazer o possível para evitar a geração desnecessária de detritos, lembrando sempre dos três “R”: reduzir, reaproveitar e reciclar.

 

O consumo global anual de baterias está em um escalonamento de 10 bilhões de unidades, segundo dados da Enviromental News Network. Só os Estados Unidos respondem por 3 milhões de unidades. Contudo, apenas 2% desse consumo é direcionado para ...

Padrão para carregadores reduziria 300 mil toneladas de lixo eletrônico

Segundo União Internacional das Telecomunicações, com mesmo modelo de produção, peso dos carregadores de bateria poderia ser 30% menor; consumo de energia também seria menor.

Foto: UIT
Um relatório da União Internacional das Telecomunicações, UIT, revela que um padrão na produção de carregadores externos de energia poderia trazer benefícios ao meio ambiente.

Segundo a UIT, se os carregadores seguissem um mesmo modelo, o peso do aparelho seria 30% menor e sua vida útil estendida. A produção padronizada poderia eliminar 300 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.

Consumo

O relatório estima também que o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa seriam reduzidos entre 25% e 50%.

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...