loader image
05.06.12 às 18:41

Como suas escolhas de consumo impactam as mudanças climáticas

Cada um pode contribuir para desacelerar esse processo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Você sente o ar poluído? O clima abafado? A poluição e a concentração de calor são provocadas pela emissão de gases poluentes decorrentes de várias atividades humanas. Esses gases são lançados na atmosfera quando qualquer item de consumo é produzido, quando nos movimentamos pela cidade, enfim, toda vez que consumimos alguma coisa. O fenômeno se chama efeito estufa, que resulta na elevação das temperaturas no planeta. A consequência disso é um conjunto de mudanças no clima (furacões mais frequentes e mais intensos, mais frio, mais calor, mais chuvas, mais secas etc.) chamados genericamente de aquecimento global.

O que isso tem a ver com os oceanos? O aquecimento do planeta causa o derretimento das calotas polares e resulta em elevação dos níveis dos mares, o que afeta as costas dos continentes.

E o que isso tem a ver com você? Cada produto que consumimos tem uma história, que começa na extração de matérias-primas e termina no descarte do produto. Cada etapa deste processo gera emissão de gases. Escolhas de consumo que privilegiem o máximo aproveitamento dos produtos adquiridos permitem que se evite desperdício e, assim, que se reduza a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, o consumidor pode escolher comprar de empresas que se preocupam em reduzir os impactos da produção sobre as mudanças climáticas.

No dia a dia o que você pode fazer? Pequenas ações repetidas ao longo do tempo e por cada um de nós podem transformar a realidade Procurar saber de onde vem o que você compra. Produtos da sua região chegam mais rápido e frescos aos pontos de venda. E por andar menos de caminhão, são mais baratos e geram menos emissão de gases.

Adotar, na cozinha, receitas que aproveitem integralmente os alimentos e reduzam o seu desperdício. Além de gerar economia, será menor o volume de lixo orgânico que vai se decompor, reduzindo assim a  emissão de gás metano, um dos mais potentes na geração do efeito estufa.

Usar o carro com consciência, utilizando-o apenas em trajetos em que não há boa alternativa de transporte público e quando não é possível fazer o trajeto a pé ou de bicicleta. Usar bicicleta ou ir a pé por percursos mais curtos são alternativas de baixo impacto no ambiente e que contribuem para um estilo de vida mais saudável. Pegar carona com os amigos também é uma opção. Com tudo isso, se tem menos congestionamentos, menos poluição e menor contribuição para o aquecimento global.

Saiba mais como contribuir para diminuir os impactos do seu consumo nas Mudanças Climáticas com as dicas do Akatu de consumo consciente.

Leia mais:

– Consumo e aquecimento global: quanto tempo mais vamos demorar a perceber?

Siga no twitter.
Curta no facebook.
Adicione no orkut.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também