Mobilidade

São Paulo aprova lei que dará créditos a quem usar bicicleta como meio de transporte

A ideia é incentivar o deslocamento de bicicleta em detrimento do transporte automotor, principalmente do automóvel






















Crédito da imagem: Creative commons/Zé Carlos Barretta

Nesta quinta-feira (dia 22), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou o projeto de lei que cria o Bike SP – um programa que prevê que pessoas que usarem bicicleta recebam créditos. Criado pelo vereador José Police Neto, o projeto tem o objetivo de incentivar o uso de bikes em detrimento do transporte automotor, principalmente do automóvel.

A lei também diz que os créditos poderão ser convertidos em bens e pagamentos de serviços públicos, mas não especifica de que forma isso poderá ocorrer. Uma regulamentação mais detalhada será publicada em até 90 dias.

A regra vale para os usuários de vale-transporte, do Bilhete Único Mensal e para estudantes. O usuário vai economizar os R$ 3,80 da viagem e ainda receber R$ 2 de crédito que a Prefeitura pagaria para as empresas de ônibus em forma de subsídio – isso porque o preço da viagem para as empresas é de R$ 5,80.

Outros países também têm incentivos para aumentar o uso de bicicleta. Em 2014, por exemplo, a França fez uma experiência de seis meses com cerca de 20 empresas, que possuíam 10 mil funcionários no total, em que pagava € 0,25 por quilômetro percorrido de bike.

Usar a bicicleta ao invés do automóvel contribui para criar um estilo de vida mais sustentável. Pedalar, além de fazer bem à saúde, não polui e nem emite gases de efeito estufa. Já o uso excessivo de carros, principalmente aqueles movidos a combustíveis fósseis, piora a qualidade de vida da população, especialmente nas grandes cidades. Esses combustíveis estão entre os principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, além de os veículos individuais serem fontes de poluição sonora e causarem desperdício de tempo em congestionamentos.


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