Mobilidade

Universidade no Texas testa ciclofaixa que brilha no escuro

Projeto tem objetivo em oferecer mais segurança aos ciclistas e foi inspirado em iniciativa holandesa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo da ciclofaixa é aumentar a segurança dos ciclistas - Crédito da foto: Divulgação/Texas A&M University

 

Uma ciclofaixa que armazena luz solar durante o dia e emite luz durante a noite foi construída na universidade Texas A&M, nos Estados Unidos.

O projeto contempla um cruzamento não sinalizado, inspirado no modelo holandês, com regras para pedestres, bicicletas e veículos.  A ideia é oferecer mais proteção em uma área onde há tráfego intenso.

Mais de 3 mil estudantes de Engenharia participarão de um desafio de design neste projeto. O departamento de Arquitetura  e Planejamento Urbano terá aulas relativas à segurança e à mobilidade para ciclistas e pedestres que abordará o modelo holandês de cruzamento de trânsito.

É importante que sejam promovidos meios de transporte como a bicicleta, que evitam a emissão de gases de efeito estufa. Pedalar, além de fazer bem à saúde, não polui e nem emite gases de efeito estufa, que contribuem para as Mudanças Climáticas.

O carro não deve ser desconsiderado como meio de transporte, mas é importante que as pessoas passem a usar mais o transporte coletivo e considerem o uso da bicicleta e da caminhada em alguns trechos. Veículos individuais, além de emitir gases de efeito estufa, são fontes de poluição (sonora e atmosférica) e o seu uso em larga escala causa congestionamentos e, com isso, perda do precioso tempo das pessoas.

A iniciativa de construir ciclofaixas mais seguras, como as que estão sendo testadas na Universidade do Texas, é positiva para a Mobilidade nas cidades, pois oferece melhores condições a para aqueles que adotam a bicicleta para se deslocar, estimulando o seu uso.

Leia mais:

Você é um consumidor consciente? Faça o teste e descubra!


Copenhague já tem mais bicicletas do que carros rodando diariamente
 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...