Turismo 6 matérias disponíves

20 dicas para se tornar um consumidor consciente nas férias de verão

Escolher hospedagens que tenham responsabilidade socioambiental, não jogar lixo na praia e evitar o desperdício de comida são atitudes de um turista consciente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Pixabay/Domínio Público

 

Preparativos para a viagem

Já planejou suas férias de verão? Na praia ou no campo, em todos os lugares é possível praticar o consumo consciente, se divertindo e com muita alegria. Veja aqui 20 dicas que o Instituto Akatu preparou e que você poderá seguir com facilidade.

1. Planeje seus gastos. Faça um orçamento de viagem que seja compatível com suas possibilidades, incluindo gastos com pequenas despesas e eventual compra de presentes. Não ultrapasse o planejado, tomando cuidado especial com o uso de cartões de crédito para evitar fazer dívidas.

2. Procure informações e dê preferência a hotéis e ...

Vai tirar férias? Leve junto o consumo consciente

Com mais tempo livre, corre-se o risco de consumir mais; o desafio é curtir sem desperdício e contagiando outras pessoas que chique é ser sustentável

Férias é mais que descansar, deixar de lado por alguns dias as preocupações do trabalho e dos estudos, é um estado de espírito, que pode ser livre, leve, solto e sustentável.

Aproveite para viajar com as pessoas queridas, realizar novos e velhos sonhos, descobrir cheiros, cores e sabores, mas pense e planeje antes para curtir de forma solidária e sustentável. Lembre-se de que você não “ganha” dinheiro, apenas troca seu trabalho por bens e serviços, o dinheiro é meio, não fim. Portanto, faça valer a pena, para você, para ...

Brasileiros preferem destinos nacionais para passar férias

Levantamento revela que 90% dos brasileiros que pretendem viajar nas próximas férias optaram por destinos nacionais; o dado reforça a previsão feita pelo Ministério do Turismo de crescimento do turismo doméstico

Um levantamento da GfK, empresa de pesquisa de mercado, revela que a maioria dos brasileiros vai ficar em casa nas próximas férias (54%) e, entre os que vão viajar, 90% não pretende sair do país. Realizado no Brasil em março deste ano e divulgado na terça-feira (22/6), o estudo entrevistou mil pessoas com idades superiores a 18 anos.

O dado referente à escolha dos destinos para passar as férias reforçam as expectativas do Ministério do Turismo , que prevê a consolidação do turismo como produto de consumo do brasileiro nos próximos anos.

Segundo documento ...

Mais do que um dia na praia, experiências para toda a vida

Turismo sustentável proporciona lazer com consciência e respeito ao meio ambiente e às pessoas visitadas

“Muita gente imagina que turismo sustentável é coisa para mochileiros. Mas, descansar em uma boa rede, apreciando uma vista incrível depois de comer a comida mais gostosa da região, é um luxo que este estilo de turismo proporciona”, conta Maria Teresa Junqueira Meinberg sobre o novo jeito que os brasileiros estão descobrindo para aproveitar as férias. Ela é uma das fundadoras da operadora de viagens Turismo Consciente, especializada em destinos pouco conhecidos e explorados no Brasil, principalmente na Amazônia.

Viver esse tipo de experiência é uma tendência do turismo mundial, de acordo com o World ...

Conduta consciente de mínimo impacto

Cartilha do elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2003 dá dicas de como ser um "turista consciente" em ambientes naturais

 

 

As dicas a seguir foram extraídas da cartilha "Conduta Consciente em Ambientes Naturais", produzida pelo Ministério do Meio Ambiente em 2003.

  • Viaje em grupos pequenos de até 10 pessoas. Grupos pequenos se harmonizam melhor com a natureza e causam menos impacto.
  • Evite viajar para as áreas mais populares durante feriados prolongados e férias.
  • Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta.
  • Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias.
  • O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...