Consumo Consciente

Akatu completa 10 anos de luta pelo consumo consciente

Instituto lança portal novo, “twitter do Helio” e apresenta sua página do facebook

A história registrada da lutas dos consumidores no planeta remonta ao final do século 19, com a criação das primeiras ligas de defesa organizadas por donas de casa americanas. Mais de um século depois, até a China se torna uma sociedade de consumo e todo o planeta comemora o Dia Mundial do Consumidor.

Aqui no Brasil, o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, comemora este ano sua primeira década de vida. Não por acaso, o Akatu foi fundado no Dia Mundial do Consumidor em 2001 e chega a 10 anos com parcerias em todo o Brasil e também no exterior, dezenas de pesquisas e campanhas realizadas e veiculadas, um volume enorme de conteúdo sobre consumo consciente produzido, trabalhos de educação para um estilo de vida sustentável em todo o Brasil e mais de 60 milhões de brasileiros atingidos, conscientizados ou mobilizados, com maior ou menor intensidade, para o tema do consumo consciente.

Mas o desafios para os próximos dez anos são maiores que os motivos de comemoração de primeira década. Porque o consumo ainda é excessivo e concentrado no Brasil e no planeta. Hoje já consumimos mais de 30% do que a Terra pode repor em recursos naturais e apenas 16% da população do planeta abocanham 78% desses recursos.  Se esse padrão de desperdício na produção e no consumo fosse estendido para os 84% da humanidade que pouco consomem, seriam necessários cinco planetas para suprir essa demanda.

Portanto, para aprofundar seu trabalho, que entra na segunda década e destacar ainda mais o tema do consumo consciente no ano que antecede a Rio+20, o Akatu fará uma série de comemorações e eventos ao longo de 2011. É o ano para festejar dez anos. E já começa com o lançamento de seu novo portal e uma estratégia articulada de comunicação digital para falar mais, melhor e de perto com o consumidor brasileiro nas redes sociais. Hoje o Akatu lança também sua página no facebook e no flickr, mostra a cara nova do orkut e do youtube, apresenta o “twitter do Helio” (Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, que agora também dará suas tuitadas) e ainda os “twits da equipe Akatu”. O pessoal que trabalha no Akatu e tem muito a falar de consumo consciente passa a tuitar também no canal oficial do instituto. Agora os internautas, além das informações oficiais do instituto, terão uma pluralidade ainda maior de discursos e dicas sobre estilo de vida, compras, materiais, tecnologias, novidade e direitos do consumidor.

Logo, logo, o instituto ainda lança uma nova campanha nacional de comunicação. Os detalhes ainda ficam guardados para aumentar a surpresa, mas pode-se adiantar que vai discutir as cadeias produtivas de bens e serviços. Mais: uma grande rede será articulada pelas internet, a idéia é criar uma grande onda nacional pelo consumo consciente com participação em eventos ao vivo e em cores e também pelas redes sociais. Fique ligado, mobilize-se e mobilize.

Nosso consumo transforma o mundo.

Veja a linha do tempo do consumo no mundo e no Brasil

 

Comentários

rmantovani@xlab.com.br
30 mar 2011
0 0
Parabéns pessoal. Muito bom.
Responder Reportar Abuso
angela crespo
16 mar 2011
1 0
Parabéns a todos pelos 10 anos do Akatu e pelo novo portal. Não posso deixar de cumprimentar o Hélio Mattar, em especial, pelo seu trabalho e quem me ensinou muito sobre consumo consciente e responsável. Sempre um parceiro fundamental no meu trabalho de defesa do consumidor
Responder Reportar Abuso
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...