Consumo Consciente

A publicidade não voltada a provocar o consumismo

Nos 10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes, Instituto Akatu orienta consumidor e empresas a buscar a publicidade que não provoque o consumismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para construir a sociedade do bem-estar – que proporcione o suficiente para todos, para sempre – o Instituto Akatu aponta os 10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes. Ao conhecê-los e valorizá-los, seja ao fazer suas compras no supermercado ou no modo de operar o seu negócio, você pode contribuir desde já para a construção de uma sociedade mais sustentável. A seguir, conheça o décimo caminho sugerido pelo Akatu:

10. A publicidade não voltada a provocar o consumismo

O princípio da publicidade é vender o desejo por um produto ou um serviço, mas é da sua natureza incentivar o consumismo? A forte insustentabilidade social e ambiental da sociedade atual exige a busca por novos princípios para a publicidade: ela deve dialogar com a demanda do consumidor por bem-estar, mais do que pelo pretenso significado da compra e do uso de cada produto; por inovação na direção de um mundo mais sustentável, mais do que pela novidade em si.

Trata-se de uma grande oportunidade fazer uma publicidade mais consciente. Ela pode e deve trazer informações suficientes para que o consumidor escolha favorecendo a sustentabilidade.

A Patagonia, fabricante de roupas de montanhismo, estimula redução do consumo e a pressão sobre os recursos naturais. Produz roupas mais duráveis, conserta roupas danificadas dos clientes, doa para caridade produtos próprios não vendidos e recicla o que chegou ao fim de sua vida útil. E também incentiva os clientes a comprar apenas o necessário, consertar o que está danificado, vender ou doar as roupas não mais utilizadas e encaminhar as roupas que chegaram ao fim da vida útil à reciclagem.
 

10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes

1. O durável mais que o descartável
2. A produção local mais que a global
3. O compartilhado mais do que o individual
4. O aproveitamento integral e não o desperdício
5. O saudável nos produtos e na forma de viver e não o prejudicial
6. O virtual mais que o material
7.  A suficiência e não o excesso
8.  A experiência e a emoção mais do que o tangível
9.  A cooperação para a sustentabilidade mais do que a competição
10. A publicidade não voltada a provocar o consumismo
 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...