Consumo Consciente

Instituto Akatu lança pesquisa inédita no Dia do Consumo Consciente

Evento será realizado no dia 15 de outubro para debater barreiras e gatilhos para mudanças de comportamento do consumidor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Akatu lança a pesquisa inédita “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida” e promove debate sobre gatilhos e barreiras para mudança de comportamento do consumidor, das 10h às 12h30, na próxima quinta-feira (15/10 – Dia do Consumo Consciente), no Auditório do Senac Consolação, na R. Dr. Vila Nova, 228, São Paulo-SP.

Os debatedores serão Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu; Ricardo Abramovay, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, mestre em política pela FFLCH/USP e doutor em sociologia pelo IFCH/Unicamp e autor de diversos livros, e Fátima Portilho, professora do CPDA/UFRRJ, Coordenadora do Grupo de Estudos do Consumo, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e Oxford. O debate será mediado por Jussara Leal, jornalista e diretora executiva da CDN Comunicação.

O lançamento dos resultados da pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida”, no dia 15 de Outubro de 2015 – Dia do Consumo Consciente, abre o calendário de comemorações dos 15 anos do Instituto Akatu, que será celebrado em 15 de Março de 2016 – Dia Mundial do Consumidor.

A necessidade de mudar o jeito de viver para garantir o suficiente, para todos, para sempre define o maior desafio da atuação do Instituto Akatu: em parceria com outros atores da sociedade, promover a mudança de comportamento das pessoas, com escala e velocidade, para que adotem estilos sustentáveis de vida.

Mas o que acelera essa mudança? E o que a dificulta? Estas perguntas nortearam a realização desta pesquisa e serão debatidas durante o encontro. O objetivo da investigação qualitativa foi desvendar os gatilhos e as barreiras das mudanças de comportamento na direção de práticas sustentáveis. Para isso, foram investigadas as práticas cotidianas dos consumidores na compra e uso de produtos em quatro temas: alimentação, roupas, higiene e cuidados pessoais e limpeza da casa. Adicionalmente, hábitos no uso de água e energia e trato de resíduos foram mapeados transversalmente.

 A participação é gratuita e aberta ao público, com vagas limitadas. Para fazer inscrição acesse o link: https://pt.surveymonkey.com/r/InscriQuali

A pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida” do Instituto Akatu foi patrocinada pelo Grupo Malwee, Natura, Nestlé e Unilever. O evento conta com apoio institucional do Senac São Paulo.

Lançamento da pesquisa Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida
Quando: 15/10/2015, das 10h às 12h30
Onde: Senac Consolação. R. Dr. Vila Nova, 228 – Consolação São Paulo-SP
Mapa: https://goo.gl/maps/reteaU6it9R2
Inscrições gratuitas: https://pt.surveymonkey.com/r/InscriQuali

 

Comentários

Djacik Alomba Pereira
14 out 2015
2 0
Fico feliz por participar desse grupo que busca a melhoria da qualidade de vida sustentável da população em geral, pós estamos perdendo algo valioso que é os recursos naturais para o consumo desnecessários da falta de incentivos a uma politica que atenda todas as classes em projetos que vão gradativamente educar para o consumo...
Responder Reportar Abuso
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...