Ministério inclui 91 empregadores na Lista Suja do Trabalho Escravo

Lista contém os nomes de empregadores flagrados explorando mão de obra análoga à escravidão no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Creative Commons/Xomiele

 

Comentário Akatu: a existência da escravidão é algo absolutamente ultrajante. Todo consumidor deve conhecer a história dos produtos que consome, para se certificar de que sua produção não envolve atividades injustas e irresponsáveis, como exploração de trabalho escravo, infantil ou devastação ambiental, por exemplo.

 

O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) atualizou a chamada Lista Suja do Trabalho Escravo, que contém os nomes de empregadores flagrados explorando mão de obra análoga à escravidão no Brasil. Na atualização, 91 empregadores foram incluídos e 48, excluídos. A relação passa a ter ...

Senado aprova PEC do Trabalho Escravo

Proposta de Emenda à Constituição 57 determina expropriação de imóveis onde seja constatada exploração de trabalho análogo à escravidão

O plenário do Senado aprovou ontem (27), por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, que determina a expropriação de imóveis urbanos e rurais onde seja constatada a exploração de trabalho análogo à escravidão.

Dessa forma, as propriedades em que esse tipo de crime for registrado poderão ser tomadas pelo poder público sem nenhum tipo de indenização aos donos e destinadas a programas de reforma agrária e habitação popular. Atualmente, já existe a previsão legal para expropriação de propriedades apenas no caso de produção de substâncias psicotrópicas.

No entanto, a PEC ainda não terá efeito prático porque, durante a ...

FSC apresenta novo padrão de avaliação de plantações florestais

Padrão elaborado colaborativamente passa a vigorar no dia 15 de julho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um novo padrão para avaliação de plantações florestais no Brasil foi apresentado pelo FSC, organização não governamental sem fins lucrativos criada para promover o manejo florestal responsável.

Segundo a FSC, o padrão para avaliação de florestas plantadas (como de pinus e de eucaliptos, por exemplo) foi elaborado de forma colaborativa e reúne as melhores práticas dos padrões adotados interinamente pelas quatro certificadoras do segmento.

O novo padrão passa a vigorar no dia 15 de julho. As certificadoras farão as adequações de suas metodologias e os novos candidatos ...

Santander engaja-se contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Combate deve ser mais forte agora que o país recebe um evento internacional como a Copa do Mundo

Em momentos em que o Brasil sedia eventos internacionais como o Campeonato Mundial de Futebol da Fifa, é essencial combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Santander desenvolveu o Programa Amigo de Valor, que tem como foco o combate a diversas violências contra crianças e adolescentes, entre elas, a exploração sexual. O Programa investe na capacitação e no fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da criança e do adolescente, instâncias responsáveis pela proposição de estratégias e políticas que enfrentem as situações de violação dos direitos desse público.

Foi com o apoio do Amigo de Valor que o município de ...

Brutalidade Mecânica

Documentário mostra a dura vida dos trabalhadores braçais de Bangladesh, tratados feito máquinas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curta-metragem Homem Máquina explora os intensos desafios físicos pelos quais os trabalhadores de Dhaka, em Bangladesh, passam em nome da crescente industrialização local. De forma artística, o documentário se utiliza de imagens de movimentos repetitivos para mostrar que, na verdade, aquelas pessoas são tratadas como máquinas.

“Quando não estou trabalhando, só penso no trabalho”, diz um dos profissionais que fabricam tijolos manualmente na cidade. Ao mesmo tempo, mulheres muçulmanas reclamam que o ritmo e a forma do trabalho batem de frente com suas convicções religiosas, ao colocá-las em contato direto com ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...