Curso online sobre Avaliação do Ciclo de Vida tem inscrições abertas até 30 de setembro

Ferramentas possibilitam avaliar os impactos da produção e do consumo de produtos e serviços, de forma a possibilitar estratégias para redução de impactos negativos no meio ambiente

Até o fim de setembro, estão abertas as inscrições para o novo curso online “Introdução à ACV – Avaliação do Ciclo de Vida”, realizado pela ACV Brasil em parceria com a Rede ACV – Rede Empresarial Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida. Com carga horária de 30h e duração estimada de 60 dias (outubro a novembro), a primeira edição do curso tem capacidade para 20 participantes e tratará de uma das mais importantes ferramentas da Gestão Ambiental, que avalia e analisa os impactos ambientais potenciais de produtos e serviços ao longo do seu ciclo de vida.

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OIT: Acabar com o trabalho infantil nas cadeias produtivas é dever de todos

Atualmente, 168 milhões de crianças estão submetidas ao trabalho infantil no mundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Trabalho infantil no Myanmar - Foto: Marcel Creuzet/ILO/Creative Commons

 

Comentário Akatu: O trabalho infantil, prática ilegal que prejudica o desenvolvimento de crianças e adolescentes por todo o mundo, é um grave efeito do modelo de produção e consumo da sociedade atual. Empresas e seus stakeholders precisam criar formas de produzir que sejam ambientalmente sustentáveis e socialmente justas em todas as etapas da cadeia, e, entre outros, não levem crianças e adolescentes ao trabalho precoce, afastando-os do ambiente escolar, da convivência familiar, do lazer e até mesmo da saúde. Mesmo porque é justamente na infância e na adolescência ...

Escravidão moderna atinge 45,8 milhões de pessoas no mundo

Segundo estudo da Fundação Walk Free, 58% dessas pessoas vivem em apenas cinco países: Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coleta de algodão no Uzbequistão. Creative commons /Chris Shervey

 

Comentário Akatu:  a existência da escravidão é algo absolutamente ultrajante. Todo consumidor deve conhecer a história dos produtos que consome, para se certificar de que sua produção não envolve atividades injustas e irresponsáveis, como exploração de trabalho escravo, infantil ou devastação ambiental, por exemplo.

 

Cerca de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo estão sujeitas a alguma forma de escravidão moderna. A estimativa é do relatório Índice de Escravidão Global 2016, da Fundação Walk Free, divulgado no dia 30 de maio.

Segundo o documento, 58% dessas pessoas vivem ...

ONU lança posição técnica sobre trabalho escravo no Brasil

A manutenção do conceito atual de “trabalho escravo” e a reativação da chamada “Lista Suja” estão entre as recomendações feitas pelo Sistema ONU no Brasil para evitar retrocessos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Creative commons/Cícero R. C. Omena

 

Comentário Akatu:  a existência da escravidão é algo absolutamente ultrajante. Todo consumidor deve conhecer a história dos produtos que consome, para se certificar de que sua produção não envolve atividades injustas e irresponsáveis, como exploração de trabalho escravo, infantil ou devastação ambiental, por exemplo.

 

A Organização das Nações Unidas lançou no dia 29 de abril, no Brasil, um artigo técnico de posicionamento sobre o tema trabalho escravo, em antecipação às comemorações do Dia do Trabalho, em 1º de maio. Em 2012, existiam cerca de 21 milhões de pessoas submetidas a trabalho ...

Dados do IBGE mostram que exploração do trabalho infantil cresceu 4,5% em 2014

Os dados fazem parte de um estudo da Fundação Abrinq, que reúne os indicadores relacionados à infância e adolescência divulgados por órgãos oficiais brasileiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Creative commons/Kheel Center

 

Comentário Akatu: o trabalho infantil, prática ilegal que prejudica o desenvolvimento de crianças e adolescentes por todo o mundo, é um grave efeito do modelo de produção e consumo da sociedade atual. Empresas e seus stakeholders precisam criar formas de produzir que sejam ambientalmente sustentáveis e socialmente justas em todas as etapas da cadeia, e, entre outros, não levem crianças e adolescentes ao trabalho precoce, afastando-os do ambiente escolar, da convivência familiar, do lazer e até mesmo da saúde. Mesmo porque é justamente na infância e na adolescência que se estabelecem, especialmente na escola ...

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