Alimentos

Desperdício em restaurantes é usado em combate à fome infantil

Iniciativa une as duas pontas do consumo consciente de alimentos e reúne restaurantes em torno da causa

Muitas pessoas comem menos do que a porção tradicional de comida oferecida nos restaurantes. Os alimentos que sobram nos pratos são jogados no lixo sem necessidade. O projeto Satisfeito idealizado pelo Instituto Alana em coautoria com o Grupo Egeu, é uma ideia simples que pode ajudar a diminuir este problema e ainda combater a fome de forma inteligente: com a ajuda do consumidor.

Baseado no dado de que um terço dos alimentos consumidos vão direto para o lixo, o projeto estimula a compra de pratos na versão “satisfeito”, que traz porções de alimentos um terço menores do que as do prato de tamanho normal, e é oferecido pelo mesmo preço do prato em tamanho normal. A partir da venda dos pratos satisfeitos, o estabelecimento doará a diferença em dinheiro para instituições nacionais e internacionais que trabalham no combate à fome. Qualquer cliente que vá até um dos restaurantes participantes do projeto encontra pratos disponíveis com a indicação da campanha.

O Programa Mundial de Alimentos da ONU considera que uma refeição diária saudável para uma criança em idade escolar custa o equivalente a 25 centavos de dólar. A ação proposta pelo Satisfeito dimensionará sua abrangência por meio desta medida.

É possível acompanhar os resultados da iniciativa na página do projeto.

Confira a lista e mapa de estabelecimentos participantes.

Assista ao vídeo do projeto.


Siga no twitter.
Curta no facebook.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...