Água

Febraban e Instituto Akatu lançam aplicativo para ajudar na economia de água

Gratuito, app “Nossa Água” tem calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ajudar o brasileiro a economizar água neste cenário de seca e cuidar melhor desse recurso natural por toda a sua vida, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu lançam o aplicativo inédito “Nossa Água”.

O app é gratuito e foi desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos. A ferramenta faz parte do programa de educação financeira da entidade, o portal MeuBolsoemDia.com.br, e já está disponível para download gratuito no Google Play.  

O aplicativo marca o primeiro de uma série de ferramentas sobre consumo consciente que serão lançadas ainda este ano. “Todos nós temos responsabilidade sobre o meio ambiente, seja no descarte incorreto de um lixo como no consumo exagerado da água. Com o app queremos mostrar que a mudança deve começar no dia a dia, com pequenas atitudes sustentáveis e, principalmente, consumo consciente”, avalia Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban.

“Aplicativos como o “Nossa Água” garantem que informações sejam disseminadas de forma lúdica e clara aos consumidores sobre os impactos de suas escolhas de consumo, e por isso têm alto potencial de promover mudanças de comportamento. O problema do consumo excessivo de água – e o impacto negativo que essa prática tem sobre o orçamento individual, o meio ambiente, a sociedade e a economia – pode se transformar em uma oportunidade para tratar das práticas necessárias para se construir estilos mais sustentáveis de vida”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Além de dicas para a economia de água, o app oferece uma calculadora de banho, que contabiliza em litros o consumo de água conforme o tempo no chuveiro e ainda mostra um ranking do gasto em relação ao banho anterior. Se uma pessoa demora 40 minutos no chuveiro o seu gasto médio pode chegar a 200 litros, enquanto que um banho de 10 minutos gasta 50 litros de água. O app ainda elogia aqueles que economizam e adverte quando o consumo é maior. “Queremos que o usuário perceba que ao reduzir o tempo de banho ele pode colaborar com o meio ambiente e ainda economizar dinheiro na conta de água”, avalia Moraes.

Outra utilidade do app está no jogo “O Encanador”, em que o usuário deve emendar vazamentos em canos até que todas as extremidades estejam ligadas para a água fluir livremente pela tubulação. Em cada fase do jogo, o participante recebe uma dica de economia e pode optar por ler mais sobre o assunto e compartilhar nas redes sociais. As dicas são simples e lúdicas, mas a diversão do jogo é mesmo desafiar os amigos para uma atitude sustentável, uma vez que o game tem conexão com redes sociais é possível interagir e ainda competir com os amigos através do ranking de participantes da sua rede de contatos.

O aplicativo é simples de usar e já está disponível para download gratuito no Google Play/Play Store no momento o app está liberado para aparelhos smartphones da versão Android. A ferramenta oferece dicas de economia de água que podem ser lidas no próprio aplicativo, na web e ainda compartilhadas com amigos nas redes socais.

Visite o Google Play e baixe o aplicativo Nossa Água.
 

Leia mais:

Falta de água é o problema que mais preocupa em São Paulo

Estudo mostra que perda de água chega a quase 40% nas maiores cidades do Brasil

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...