Em quatro meses, Cantareira perde o equivalente ao volume morto

O volume de água do Sistema Cantareira chegou hoje a apenas 8,7% da capacidade dos reservatórios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Represa em Bragança Paulista (SP), em 10/09/14. Crédito: Creative commons/Fernando Stankuns

O volume do Sistema Cantareira continua em queda e chegou a 8,7% da capacidade dos reservatórios no nesta quarta-feira (17). Com isso, as represas que abastecem parte da Grande São Paulo e municípios do interior atingem praticamente o mesmo nível de 15 de maio (8,2%). A chegada a esse patamar crítico fez com que o sistema começasse a usar a reserva técnica que adicionou 182,5 bilhões de litros de água.

A falta de chuvas tem dificultado a reposição do volume das represas. Foram registrados na região 30,1 milímetros ...

Febraban e Instituto Akatu lançam aplicativo para ajudar na economia de água

Gratuito, app “Nossa Água” tem calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ajudar o brasileiro a economizar água neste cenário de seca e cuidar melhor desse recurso natural por toda a sua vida, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu lançam o aplicativo inédito “Nossa Água”.

O app é gratuito e foi desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos. A ferramenta faz parte do programa de educação financeira da entidade, o portal MeuBolsoemDia.com.br, e já está disponível para download gratuito no Google Play.  

Falta de água é problema ambiental que mais preocupa em São Paulo

Levantamento foi feito com consumidores da classe C da capital paulista

Qual é o problema ambiental que mais tira o sono dos habitantes de São Paulo? Um levantamento feito com consumidores da classe C da capital paulista constatou que a possibilidade de ficar sem água é o problema ambiental que mais lhes preocupa – 41% dos entrevistados elencaram essa opção.

Poluição da água é o segundo, com 22% das respostas, seguido de poluição do ar, escolhido por 18% dos pesquisados, e sujeira na rua, opção de 12%. Desmatamento e aquecimento global preocupam uma pequena parcela desses consumidores, registrando 4% e 3% das opções dos entrevistados, respectivamente.

Embora a maioria, 73%, se considere como consumidor ...

SOS Mata Atlântica promove debate com especialistas sobre o uso da água do rio Tietê

Rio Tietê como alternativa de água para São Paulo é tema do evento que será realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em 18 de setembro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fundação SOS Mata Atlântica promoverá uma mesa-redonda para discutir, com diferentes especialistas, as várias realidades do maior rio paulista e provocar uma reflexão sobre a questão: “O rio Tietê é alternativa de água para São Paulo?”. O evento será realizado no dia 18 de setembro, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, às 14 horas. As inscrições já começaram e são gratuitas.

O evento abordará temas como os usos preponderantes da água nas seis bacias hidrográficas do rio Tietê, os avanços na sua despoluição e as metas de ...

Nível do Cantareira cai para 10,1%

Quando o volume morto começou a ser usado, em maio, o nível dos reservatórios estava em 26,7%

O nível do Sistema Cantareira caiu 0,4 pontos percentuais e passou de 10,5% na sexta-feira (5/9 para 10,1% ontem (8/9), de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) . Desde maio, quando a reserva técnica começou a ser usada (volume morto), a água que fica abaixo do nível de captação dos reservatórios baixou de 26,7% para 10,1%.

O índice pluviométrico diário foi nulo de domingo (7/9) para hoje, segundo a Sabesp, e no acumulado do mês foi registrada uma precipitação de 30,1 milímetros (mm). A média histórica para setembro é de 91,9 mm.

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...