Publicações

28 abr 2016

Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida

A necessidade de mudar o jeito de viver para garantir o suficiente, para todos, para sempre define o maior desafio da atuação do Instituto Akatu, que em parceria com outros atores da sociedade busca promover a mudança de comportamento das pessoas, com escala e velocidade, para que adotem estilos sustentáveis de vida. Mas o que acelera essa mudança? E o que a dificulta? Estas perguntas nortearam a realização da pesquisa qualitativa inédita “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida”

19 dez 2012

10 novos caminhos para a sustentabilidade

Como construir um modelo de produção e consumo que contribua para um futuro sustentável? Com as indicações formuladas pelo Instituto Akatu contidas neste folheto, você vai saber como guiar suas escolhas para um consumo consciente e contribuir para uma produção mais responsável.
Lançamento: 2012

11 dez 2012

Ter mais ou viver melhor?

Lançada no Brasil por parceria entre Worldwatch Institute, o Instituto Akatu e a Unescocat (Unesco - Catalunha), a publicação estimula os jovens a liderarem uma transformação cultural em prol da adoção de um novo estilo de vida socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente viável.
Lançamento: 2012

24 nov 2011

Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis

Proposta do Ministério do Meio Ambiente, que ouviu a sociedade civil para compor o texto final, lançado em 23/11/2011.

01 nov 2009

Relatório Práticas e Perspectivas da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil – 2008

Relatório do Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, patrocinado pela Fundação Kellogg e realizado pelo IBOPE Inteligência em 2008. O estudo buscou identificar as principais conquistas e os desafios da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil. Nesta pesquisa, não se discute o posicionamento das empresas em termos de valores e crenças sobre RSE, mas sim o que elas já têm feito de fato, com base nas próprias declarações das empresas sobre suas práticas.

Lançamento: 2009

01 ago 2009

Estilos Sustentáveis de Vida: resultados de uma pesquisa com jovens brasileiros - 2009

Aplicada no Brasil pelo Instituto Akatu em parceria com a Ipsos Public Affairs, a pesquisa mapeou a maneira como os jovens percebem, imaginam e compartilham as práticas sustentáveis e buscou identificar como incorporar práticas sustentáveis ao estilo de vida deste público. A pesquisa faz parte de um mapeamento mundial, denominado Global Survey on Sustainable Lifestyles, coordenado pelo PNUMA.

Lançamento: 11/2009

19 fev 2009

Guia - Uso Consciente de Transporte

Neste guia, preparado especialmente para a celebração do Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente lista uma série de dicas que podem ajudar o consumidor a praticar o uso consciente do transporte.

Tipo de Publicação: Guia
Lançamento: 2009  

14 mar 2008

Sumário Pesquisa 2006 e 2007 - RSE - Percepção do Consumidor Brasileiro

Sumário da pesquisa realizada pelos Institutos Akatu e Ethos e Market Analysis Brasil, patrocinada pelo Grupo Carrefour, que revela como o consumidor brasileiro percebe o papel social das empresas, com dados coletados em novembro de 2005 e novembro de 2006. Atualiza os dados da Pesquisa RSE - Percepção do Consumidor Brasileiro 2005.

Lançamento: 2008

14 mar 2007

Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente? - Pesquisa Akatu nº7

A pesquisa "Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente?" é a sétima edição de uma série realizada pelo Instituto Akatu para retratar o estágio em que se encontra a assimilação do consumo consciente no Brasil.

Lançamento: 2007

14 mar 2007

Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente? Sumário e Conclusões da Pesquisa Akatu7

Resumo da pesquisa "Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente?" realizada pelo Instituto Akatu com o objetivo de revelar o estágio em que se encontra a assimilação do consumidor brasileiro em relação ao consumo consciente.

Lançamento: 2007

22 nov 2006

Guia - Doze Princípios do Consumidor Consciente

Este guia de bolso contém 12 dicas sobre consumo consciente aplicáveis ao dia-a-dia. O objetivo é resumir, de forma simples, o resultado dos estudos, mobilizações e desenvolvimento de metodologias realizados pela equipe do Akatu e seus parceiros.

Tipo de Publicação: Guia

Lançamento: 2006

 

19 out 2006

Guia - ABC do Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito

Pequeno folheto com dicas e informações muito simples e diretas, destinadas a provocar nos consumidores uma primeira reflexão sobre o assunto do consumo consciente de dinheiro e crédito. 

Pequeno folheto com dicas e informações muito simples e diretas, destinadas a provocar nos consumidores uma primeira reflexão sobre o assunto do consumo consciente de dinheiro e crédito.

Tipo de Publicação: Guia

Lançamento: 2006

23 fev 2006

Manual de Consumo Consciente - Unimed

O manual do consumo consciente ilustrado e produzido pela Unimed do Brasil é dividido em assuntos como água, alimentos, energia elétrica, lixo e transporte.

Tipo de Publicação: Manual
Lançamento: 2006 

22 mai 2005

A árvore do consumo consciente

Este material traz uma perspectiva inovadora do consumo consciente e sua leitura dá um panorama amplo do tema mesmo para iniciantes no assunto. É uma publicação realizada em parceria com a Fundação Itaú Social destinada também a ajudar educadores. O kit traz ainda o pôster “A árvore do consumo consciente”, que, juntamente com a cartilha didática, foi desenvolvido para que educadores possam trabalhar o consumo consciente em sala de aula.

Tipo de Publicação: Guia

Lançamento: 2005

14 mar 2005

Percepção do Consumidor Brasileiro - Pesquisa 2005

Última edição de uma série de estudos realizados desde 1999 e a primeira a comparar em profundidade os dados apurados no Brasil com números de outros países.

Lançamento: 2005

14 mar 2005

Responsabilidade Social Empresarial: o que o consumidor consciente espera das empresas

Este estudo fez, pela primeira fez, um ranking da importância dada pelo consumidor em relação a 60 práticas e políticas emblemáticas da Responsabilidade Social das Empresas Brasileiras: as Referências Akatu-Ethos.

Lançamento: 2005

14 mar 2005

Consumidores Conscientes: o que pensam e como agem

Pesquisa realizada no início de 2005 revela que os brasileiros com maior grau de consciência de consumo são mais ativos em prestigiar empresas que praticam a responsabilidade social do que em punir aquelas que não são socialmente responsáveis

Lançamento: 2005

14 mar 2005

RSE: um retrato da realidade brasileira

Partindo dos Indicadores Ethos de Reponsabilidade Social Empresarial, a pesquisa investigou as ações mais praticadas pelas empresas brasileiras.

Lançamento: 2005

14 mar 2005

Descobrindo o Consumidor Consciente

Analisa o consumidor brasileiro segundo seu grau de consciência no consumo

Lançamento: 2005

04 dez 2004

Guia - Sou Mais Nós

Imprima o guia do “Sou Mais Nós” e divulgue as 14 ações que podem melhorar a qualidade de vida de todos.

Tipo de Publicação: Guia
Lançamento: 2004 

14 mar 2004

O Consumidor Brasileiro e a Construção do Futuro

A pesquisa "O Consumidor Brasileiro e a Construção do Futuro" foi preparada com exclusividade para o Instituto Akatu pela GfK Pesquisa de Mercado sobre os hábitos do consumidor brasileiro.

Lançamento: 2004

14 mar 2004

RSE - Percepção e Tendências do Consumidor - 2004

Iniciativa conjunta do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social em parceria com o Instituto de Pesquisa de Mercado GfK Indicator.

Lançamento: 2004

01 jan 2003

Diálogos Akatu nº 3 - As Novas Relações de Consumo no Séc. XXI - 2003

Pesquisa aborda as novas relações de consumo no mundo globalizado e o crescente potencial do consumo consciente como catalisador da mudança de hábitos em larga escala.
Lançamento: 2003

01 dez 2002

Diálogos Akatu nº 2 - Consumidor: O Poder da Consciência - 2002

A pesquisa aborda o papel do consumidor enquanto cidadão capaz de exercer escolhas de consumo conscientes e transformadoras da realidade.
Lançamento: 2002

14 mar 2002

Os jovens e o consumo sustentável

A pesquisa busca identificar a sensibilidade e a consciência dos jovens sobre a finitude dos recursos naturais e sua responsabilidade com relação ao futuro da saúde do planeta.

Lançamento: 2002

14 mar 2002

RSE - Percepção e Tendências do Consumidor - 2002

Por iniciativa conjunta do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Indicator Pesquisa de Mercado, foi realizada, no Brasil, a terceira rodada da pesquisa

Lançamento: 2002

01 jan 2002

Diálogos Akatu nº 1 - A Gênese do Consumidor Consciente - 2002

Conheça o início da trajetória dos movimentos e iniciativas pelo consumo consciente e a formação do perfil do consumidor consciente. Saiba mais sobre o novo papel das empresas frente aos desafios e oportunidades deste contexto.
Lançamento: 2002

14 mar 2001

RSE - Percepção e Tendências do Consumidor - 2001

Por iniciativa conjunta do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do jornal Valor Econômico e da Indicator Opinião Pública, foi realizada, no Brasil, a pesquisa Responsabilidade social das empresas - Percepção do consumidor brasileiro

Lançamento: 2001

14 mar 2000

RSE - Percepção e Tendências do Consumidor - 2000

Relatório editado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, analisando os resultados da pesquisa realizada em parceria com o jornal Valor Econômico, e conduzida pela Indicator Opinião Pública, no Brasil.

Lançamento: 2000

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...