Contato


CDN - Companhia de Notícias

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.601,
9º andar - Jardim Paulistano – São Paulo/SP 01451-001

Cristiane Felix: (11) 3643-2753
cristiane.felix@cdn.com.br

Ariane Freitas: (11) 3643-2791
ariane.freitas@cdn.com.br

 

Akatu na Mídia

18 jul 2016

TV Folha: Bate papo sobre Consumo Consciente e Sustentabilidade

Em 18 de julho, a TV Folha, do jornal Folha de S. Paulo, promoveu em seu estúdio um bate papo sobre o Consumo Consciente e ouviu Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, e José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil. Na ocasião, a entrevista focou em como é possível inserir o consumo consciente no dia a dia de cada um de nós. O programa também trouxe exemplos práticos do que funciona e de como poupar levando em conta a sustentabilidade.

Outro destaque do programa ficou por conta do lançamento de uma pesquisa do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) sobre consumo consciente, que traz números importantes sobre o perfil do consumidor nessa questão. A pesquisa detectou que apenas um em cada três consumidores (32%) podem ser considerados conscientes. Antes de comprar produtos ou serviços, esses consumidores têm por hábito analisar os impactos que essa decisão tem para a sociedade, para o meio ambiente e no próprio bolso. No ano passado, somente 21,8% dos brasileiros podiam ser enquadrados nessa categoria.

Helio Mattar tem essa mesma percepção sobre o crescimento da parcela da população que pode ser considerada consciente. “Os consumidores estão mais conscientes sobre a importância que cada ato, por menor que seja, tem em toda a sociedade. Por isso, estão atentos se as empresas fazem mais que a legislação do país exige. Os consumidores analisam se a empresa faz mais que a obrigação e isso impacta em suas escolhas de consumo”, explica o executivo. Hoje, não basta apenas não poluir o rio, é preciso contribuir para recuperar suas nascentes e matas no entorno, por exemplo.

Outro dado importante desta pesquisa aponta que o consumidor está se habituando a frear compras desnecessárias. Cerca de 83% dizem que, quando sentem vontade de comprar algo, perguntam a si mesmos se realmente precisam e, caso contrário, deixam de comprar. Em 2015, o resultado foi de 75,3%.

Para assistir a íntegra da entrevista, clique no link

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...