Dicas

1Separe as garrafas PET para reciclagem

Os brasileiros reciclam só metade das garrafas de bebidas e alimentos feitas de plástico PET. O resto ajuda a encher os aterros sanitários ou, pior, entope tubulações de esgoto e polui lagos, rios e mares. Se todos separassem as embalagens de PET, a cada dois anos deixaria de ir para o lixo e iria para reciclagem uma montanha de plástico equivalente ao morro do Pão do Açúcar.

 

2Lojas de celular recebem baterias velhas para reciclagem

Quase 180 milhões de baterias de celular são descartadas todos os anos no Brasil. São 11 mil toneladas de lixo tóxico que deveria ser reciclado. Portanto entregue a bateria velha na loja.

3Baterias piratas têm mais mercúrio

Baterias piratas para celular duram menos e podem conter dez vezes mais mercúrio que as baterias vendidas legalmente no Brasil. O mercúrio é um dos metais mais tóxicos que existem e ataca gravemente o sistema nervoso. Evitar as piratas é bom para o seu bolso e mais ainda para sua saúde e a do planeta, já que 60% do lixo brasileiro vão para lixões onde o mercúrio destas pilhas vai poluir o solo e o lençol de água.

4Não jogue óleo usado na pia

Óleo usado é reciclável. Vira emprego e renda em entidades que produzem sabão com ele. Uma única lata de 1 litro de óleo usado, despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água, quase dois caminhões pipa. Veja onde entregar óleo usado para reciclar.

5Prefira produtos não embalados e sem isopor

Embalagens tipo “caixinha-dentro-de-saquinho-dentro-da-sacola-e-do-sacolão” geram muito lixo.

6Leve sacola retornável ao fazer compras

Saco plástico chega a 40% das embalagens jogadas no lixo e leva mais de 100 anos para se decompor.

7Reciclar produtos diminui o lixo

De cada dez caminhões de lixo recolhido no Brasil, apenas um vai para reciclagem. Escolher produtos com menos embalagens e enviar tudo que puder para reciclagem ajudam a reduzir a montanha de lixo.

8Recicle suas pilhas

O Brasil joga fora 1 bilhão de pilhas usadas anualmente. Se fossem recicladas, seriam recuperadas mil toneladas de zinco e 1.500 toneladas de manganês, minerais usados na correção de solos para agricultura.

9Uma latinha reciclada mantém uma lâmpada acesa por 12 horas

Uma latinha de alumínio reciclada permite economizar 95% da energia que seria gasta para fazer a mesma latinha a partir do minério de alumínio extraído da natureza. A energia economizada pela reciclagem de uma única lata de alumínio permite manter uma lâmpada fluorescente de 15W acesa por 12 horas.

10Recicle o plástico e ajude na educação da cidade

A coleta urbana domiciliar de São Paulo recolhe anualmente mais de 600 mil toneladas de plástico. Empilhado, como se faz no lixo em casa, esse plástico encheria 208 Catedrais  de Brasília. Se fossem empilhadas, as catedrais chegariam  a mais de 8.300 metros, quase a altura do Monte Everest, o mais alto do mundo, com 8.850 metros. Se não for reciclado, esse material acaba despejado nos aterros sanitários usados pela cidade, fazendo lotar mais cedo o espaço disponível para descarte e obrigando o governo a construir novos aterros, que custam um dinheirão. Não seria melhor usar esse dinheiro com educação da população?

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...